EQUIPES DE TRABALHO PARA EAD (Educação a Distância)

 

 COODENADORES DE CURSO 
  • Gerenciamento pedagógico e execução do curso; 
  • Posição filosófica e pedagógica da entidade educacional para EAD; 
  • Supervisão da cadeia produtiva do curso, do início ao fim.

EQUIPE PEDAGÓGICA
      
     Professor conteudista / formador / pedagogo ----> Domínio do conteúdo disciplinar
    • Constrói conhecimento do tema por meio de uma rede de associação de ideias e de referências, em linguagem dialógica.
    • Produz texto que reflita seu saber e expresse as necessidades do projeto do curso EAD.
    • Identifica os objetivos a serem alcançados com o curso;
    • Concebe hipertexto.
      Designer Instrucional ----> Produção de material didático para curso EAD 
    • Produz material didático para curso EAD;
    • Adéqua os textos recebidos do professor-formador que estão de forma linear, e ilustra-os contextualizando com outras mídias (forma não linear);
    • Revisa os textos.

COORDENAÇÃO DE TUTORIA ---> Responsável pela atuação dos tutores virtuais e presenciais

      Tutores virtuais ---> Ponte entre as equipes de coordenação do curso; de um lado, o professor conteudista ou formador e de outro, o aluno.
    • Disponibiliza atividades/tarefas/propostas de discussão dos fóruns no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem);
    • Pesquisa em outra mídia, material complementar ao conteúdo didático disponível;
    • Orientar nas tarefas/atividades/fóruns de discussão;
    • Motiva e dá feedbacks a os alunos em fóruns de discussão, chats, etc
    • Avalia as atividades realizadas pelo aluno, mediante as propostas pedagógicas.
     Tutores presenciais ---> Atua no Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) 
    • Atende ao aluno em suas dúvidas com relação ao curso, ao uso do laboratório de informática;
    • Faz avaliações presenciais.

SUPORTE TÉCNICO ---> Plataforma Moodle ou AVA
  • Dá assistência técnica na plataforma e mantém seu bom funcionamento;
  • Atende às solicitações da coordenação, dos tutores e dos alunos, através de e-mail do suporte técnico.

DIMENSÕES DA EAD



COMPETÊNCIAS PARA A PRÁTICA DO MEDIADOR EM EAD
  • Competência gerencial
A visão global do início ao final do trabalho pedagógico dá autonomia em gerenciamento da concepção à conclusão.
A detecção de falhas se antecipa aos erros que porventura venham a ocorrer. A administração do pessoal envolvido em todo o processo ensino-aprendizagem traz eficácia ao trabalho em sua totalidade. Isto beneficia o aluno, sujeito da aprendizagem, que se sente seguro para aprender e apreender.
A competência gerencial se dá pelas diferentes funções, do pessoal técnico, docente, coordenação e administrativo, unidos em prol do EaD.
“O mediador pedagógico precisa lidar ao mesmo tempo com a gestão do conhecimento de sua turma, acompanhar e participar proativamente das discussões com sua coordenação, manusear com desenvoltura o AVA escolhido pela instituição, gerenciar possíveis conflitos explícitos e implícitos no calor das discussões e no desenrolar dos trabalhos, estimular: a colaboração, a interatividade (SILVA, 2001), o clima cordial e estimulante. São várias as ações que este ator precisa contemplar.”

    • Acolhimento das diferenças: ser diferente é a exceção da regra. Perceber as diferenças; aceitá-las e incluí-las nas regras impostas pela sociedade é papel do mediador. É preciso ser mais que educador; é preciso ser humanista e espiritual. Aquele que acolhe na alma a quem precisa de atenção, carinho e ajuda especial.
Como você percebe alguém com necessidades especiais? Através dos olhos do preconceito, da indiferença ou da intolerância?
O medo do diferente, a falta de informação, o egoísmo - que só se interessa em obter vantagens -, impede a empatia que faz com que nos coloquemos no lugar do outro.
Não é a deficiência que limita uma pessoa. Todos têm as mesmas necessidades: amor e aceitação. Se quisermos um mundo melhor, precisamos aprender a acolher as diferenças.
“Procurar acolher o outro como outro e o estrangeiro como estrangeiro; acolher outrem, pois, em sua irredutível diferença, em seu estrangeirismo infinito, um estrangeirismo tal que apenas uma descontinuidade essencial pode conservar a afirmação que lhe é própria (Banclot, 1969).”

  •   Competência formadora

É de suma importância a preparação acadêmica do docente no Ensino Presencial. Não é diferente do professor-formador ou do professor-tutor no EaD. A esse se soma o conhecimento tecnológico, os ambientes virtuais de aprendizagem.
O aluno percebe quando o docente ou o mediador da aprendizagem não domina o conteúdo em questão. Como pode haver respeito mútuo, credibilidade e empatia?
A formação acadêmica e sua prática é o que alavanca o aprendizado, instiga o aluno a aprender, a buscar em novas fontes e ir além do que lhe foi proposto, expandindo seus conhecimentos.
“Ao e-formador é exigida, para além do que é exigida ao formador ‘tradicional’, toda uma série de competências fundamentais pesando sobre ele a responsabilidade de conduzir os formandos até ao final do curso para que possam concluí-lo com sucesso.” (Duggleby, 2000).
    • Motivador da aprendizagem: nem todo aluno se interessa pelo conteúdo que está sendo ministrado. No Ensino Presencial o docente percebe de pronto o desinteresse dele para com o conteúdo e aprendizado, pois rotineiramente procrastina seus deveres.

No EaD a ausência em fóruns de discussão é sintoma de desinteresse do aluno pelo conteúdo. Ele está sempre oculto, desmotivado.
Cabe ao tutor, neste caso, atuar como motivador da aprendizagem. Mostrar a ele a importância do conteúdo, a meta a ser atingida e os objetivos a serem seguidos. A partir da construção de significados, torna-se mais clara a definição dos conceitos apresentados.
Do Ensino Presencial o professor leva suas experiências para o EaD; descobre estratégias e recursos que fazem com que o aluno queira aprender; fornece estímulos para que se sinta motivado a isso. Como exemplo: 

·       Dar tratamento igual a todos os alunos; ser paciente e compreensivo;

·       Mostrar-se disponível para o aluno, que ele pode contar sempre com o professor;

·       Procurar elevar a autoestima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;

·       Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;

·       Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno; "acolhê-lo" realmente;

·       Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, num clima de harmonia;

·       Fazer de cada aula um momento de real reflexão;

·       Ter expectativas positivas acerca do aluno; saber ouvi-lo e não ridicularizá-lo jamais;

·       Mostrar ao aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;

.Deve ensiná-lo a ser ético e crítico, mostrando-lhe que a boa crítica é feita de forma adequada e a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano: Familiar, Social, Escolar, dentre outros. 

    • Valorização dos alunos: valorizar o aluno significa respeitá-lo no que ele traz para o AVA em sua bagagem cultural, social e familiar. Tanto no Ensino Presencial como no EaD, esse é um fator preponderante em que todo docente ou mediador deve estar atento.
No Ensino Presencial os alunos possuem a bagagem da informação virtual. No EaD a pessoalidade é uma das características fundamentais. Seu público é mais experiente tanto cultural como em vivência pessoal. Estas qualidades moldam o perfil desse aluno e, a partir daí, o tutor-mediador apresenta o conteúdo pedagógico com respeito, interagindo com ele através do diálogo, moldando seus conhecimentos.
Aproveitar as vivências do aluno ligadas à sua realidade, à sua história de vida, é respeitar sua vida social, cultural e familiar.
Por, Maria Lucia

REFERÊNCIAS

AQUINO, Mirian de Albuquerque - EDUCAÇÃO E CULTURA: APRENDER A VIVER JUNTOS PARA RECONHECER A DIFERENÇA. Disponível em: http://www.ldmi.ufpb.br/mirian/ARTIGO-DUCA%C7%C3O%20E%20DIVERSIDADE.pdf

Acesso em 24/09/2013

NOBRE, Cláudia Valéria e de MELO,  Keite Silva - CONVERGÊNCIA DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO MEDIADOR PEDAGÓGICO DA EAD - ESUD 2011 – VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Ouro Preto, 3 – 5 de outubro de 2011 – UNIREDE.

COARACY, Jael - Acolhimento às diferenças - Disponível em: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/vai-dar-certo/acolhimento-as-diferencas-387985.html - Acesso em 24/09/2013.