COODENADORES DE CURSO
- Gerenciamento pedagógico e execução do curso;
- Posição filosófica e pedagógica da entidade educacional para EAD;
- Supervisão da cadeia produtiva do curso, do início ao fim.
EQUIPE PEDAGÓGICA
Professor conteudista / formador / pedagogo ----> Domínio do conteúdo disciplinar
- Constrói conhecimento do tema por meio de uma rede de associação de ideias e de referências, em linguagem dialógica.
- Produz texto que reflita seu saber e expresse as necessidades do projeto do curso EAD.
- Identifica os objetivos a serem alcançados com o curso;
- Concebe hipertexto.
Designer Instrucional ----> Produção de material didático para curso EAD
- Produz material didático para curso EAD;
- Adéqua os textos recebidos do professor-formador que estão de forma linear, e ilustra-os contextualizando com outras mídias (forma não linear);
- Revisa os textos.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA ---> Responsável pela atuação dos tutores virtuais e presenciais
Tutores virtuais ---> Ponte entre as equipes de coordenação do curso; de um lado, o professor conteudista ou formador e de outro, o aluno.
- Disponibiliza atividades/tarefas/propostas de discussão dos fóruns no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem);
- Pesquisa em outra mídia, material complementar ao conteúdo didático disponível;
- Orientar nas tarefas/atividades/fóruns de discussão;
- Motiva e dá feedbacks a os alunos em fóruns de discussão, chats, etc
- Avalia as atividades realizadas pelo aluno, mediante as propostas pedagógicas.
Tutores presenciais ---> Atua no Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil)
- Atende ao aluno em suas dúvidas com relação ao curso, ao uso do laboratório de informática;
- Faz avaliações presenciais.
SUPORTE TÉCNICO ---> Plataforma Moodle ou AVA
- Dá assistência técnica na plataforma e mantém seu bom funcionamento;
- Atende às solicitações da coordenação, dos tutores e dos alunos, através de e-mail do suporte técnico.
DIMENSÕES DA EAD
COMPETÊNCIAS PARA A PRÁTICA DO MEDIADOR EM EAD
- Competência gerencial
A visão global do início ao final do trabalho
pedagógico dá autonomia em gerenciamento da concepção à conclusão.
A detecção de falhas se antecipa aos erros que porventura venham a
ocorrer. A administração do pessoal envolvido em todo o processo
ensino-aprendizagem traz eficácia ao trabalho em sua totalidade. Isto beneficia
o aluno, sujeito da aprendizagem, que se sente seguro para aprender e
apreender.
A competência gerencial se dá pelas diferentes funções, do pessoal
técnico, docente, coordenação e administrativo, unidos em prol do EaD.
“O mediador pedagógico
precisa lidar ao mesmo tempo com a gestão do conhecimento de sua turma,
acompanhar e participar proativamente das discussões com sua coordenação,
manusear com desenvoltura o AVA escolhido pela instituição, gerenciar possíveis
conflitos explícitos e implícitos no calor das discussões e no desenrolar dos
trabalhos, estimular: a colaboração, a interatividade (SILVA, 2001), o clima
cordial e estimulante. São várias as ações que este ator precisa contemplar.”
- Acolhimento das diferenças: ser diferente é a exceção da regra. Perceber as diferenças; aceitá-las e incluí-las nas regras impostas pela sociedade é papel do mediador. É preciso ser mais que educador; é preciso ser humanista e espiritual. Aquele que acolhe na alma a quem precisa de atenção, carinho e ajuda especial.
Como você percebe alguém com necessidades especiais? Através dos olhos
do preconceito, da indiferença ou da intolerância?
O medo do diferente, a falta de informação, o egoísmo - que só se
interessa em obter vantagens -, impede a empatia que faz com que nos coloquemos
no lugar do outro.
Não é a deficiência que limita uma pessoa. Todos têm as mesmas
necessidades: amor e aceitação. Se quisermos um mundo melhor, precisamos
aprender a acolher as diferenças.
“Procurar acolher o outro
como outro e o estrangeiro como estrangeiro; acolher outrem, pois, em sua
irredutível diferença, em seu estrangeirismo infinito, um estrangeirismo tal
que apenas uma descontinuidade essencial pode conservar a afirmação que lhe é
própria (Banclot, 1969).”
- Competência formadora
É de suma importância a preparação acadêmica do
docente no Ensino Presencial. Não é diferente do professor-formador ou do
professor-tutor no EaD. A esse se soma o conhecimento tecnológico, os ambientes
virtuais de aprendizagem.
O aluno percebe quando o docente ou o mediador da aprendizagem não
domina o conteúdo em questão. Como pode haver respeito mútuo, credibilidade e
empatia?
A formação acadêmica e sua prática é o que alavanca o aprendizado,
instiga o aluno a aprender, a buscar em novas fontes e ir além do que lhe foi
proposto, expandindo seus conhecimentos.
“Ao e-formador é exigida, para além do que é exigida ao formador ‘tradicional’,
toda uma série de competências fundamentais pesando sobre ele a
responsabilidade de conduzir os formandos até ao final do curso para que possam
concluí-lo com sucesso.” (Duggleby, 2000).
- Motivador da aprendizagem: nem todo aluno se interessa pelo conteúdo que está sendo ministrado. No Ensino Presencial o docente percebe de pronto o desinteresse dele para com o conteúdo e aprendizado, pois rotineiramente procrastina seus deveres.
No EaD a ausência em fóruns de discussão é sintoma de desinteresse do
aluno pelo conteúdo. Ele está sempre oculto, desmotivado.
Cabe ao tutor, neste caso, atuar como motivador da aprendizagem. Mostrar a ele a importância do conteúdo,
a meta a ser atingida e os objetivos a serem seguidos. A partir da construção
de significados, torna-se mais clara a definição dos conceitos apresentados.
Do Ensino Presencial o professor leva suas
experiências para o EaD; descobre estratégias e recursos que fazem com que o
aluno queira aprender; fornece estímulos para que se sinta motivado a isso.
Como exemplo:
· Dar tratamento igual a
todos os alunos; ser paciente e compreensivo;
· Mostrar-se disponível para
o aluno, que ele pode contar sempre com o professor;
· Procurar elevar a
autoestima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;
· Utilizar métodos e
estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;
· Mostrar-se aberto e afetivo
para e com o aluno; "acolhê-lo" realmente;
· Manter sempre um bom
relacionamento com o aluno, num clima de harmonia;
· Fazer de cada aula um
momento de real reflexão;
· Ter expectativas positivas
acerca do aluno; saber ouvi-lo e não ridicularizá-lo jamais;
· Mostrar ao aluno que ele
pode fazer a DIFERENÇA, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;
.Deve ensiná-lo a ser ético e crítico, mostrando-lhe que a boa crítica é feita de forma adequada e a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano: Familiar, Social, Escolar, dentre outros.
.Deve ensiná-lo a ser ético e crítico, mostrando-lhe que a boa crítica é feita de forma adequada e a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano: Familiar, Social, Escolar, dentre outros.
- Valorização dos alunos: valorizar o aluno significa respeitá-lo no que ele traz para o AVA em sua bagagem cultural, social e familiar. Tanto no Ensino Presencial como no EaD, esse é um fator preponderante em que todo docente ou mediador deve estar atento.
No Ensino Presencial
os alunos possuem a bagagem da informação virtual. No EaD a pessoalidade é uma
das características fundamentais. Seu público é mais experiente tanto cultural como
em vivência pessoal. Estas qualidades moldam o perfil desse aluno e, a partir
daí, o tutor-mediador apresenta o conteúdo pedagógico com respeito, interagindo
com ele através do diálogo, moldando seus conhecimentos.
Aproveitar as
vivências do aluno ligadas à sua realidade, à sua história de vida, é respeitar
sua vida social, cultural e familiar.
Por, Maria Lucia
REFERÊNCIAS
AQUINO, Mirian de Albuquerque - EDUCAÇÃO E CULTURA: APRENDER A VIVER JUNTOS PARA RECONHECER A DIFERENÇA. Disponível em: http://www.ldmi.ufpb.br/mirian/ARTIGO-DUCA%C7%C3O%20E%20DIVERSIDADE.pdf
Acesso em 24/09/2013
NOBRE, Cláudia Valéria e de MELO, Keite Silva - CONVERGÊNCIA DAS COMPETÊNCIAS
ESSENCIAIS DO MEDIADOR PEDAGÓGICO DA EAD - ESUD 2011 – VIII Congresso Brasileiro de Ensino
Superior a Distância. Ouro Preto, 3 – 5 de outubro de 2011 – UNIREDE.
COARACY, Jael - Acolhimento às diferenças - Disponível em: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/vai-dar-certo/acolhimento-as-diferencas-387985.html - Acesso em 24/09/2013.
Perfil e Funções do
formador - o “e-formador” – Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.forma-te.com%2Fmediateca%2Fdownload-document%2F9719-perfil-formador.html&ei=1wJCUui0LYOLiwLxwYGQBw&usg=AFQjCNEn1CQ2E3NcnUSSorg46kHpzH-40A&sig2=-Q7EIv6vV6C5RSf0HALeYQ&bvm=bv.53077864,d.cGE – Acesso em 24/09/2013.